
Diversos motivos levam uma pessoa a abrir um negócio. Mas, para se obter sucesso com ele é necessário muito mais do que motivação. Não há fórmula para o sucesso, mas temos algumas dicas valiosas que ajudarão você na sua jornada rumo a vitória.
Confira quais são os passos para você obter sucesso com o seu negócio:
1 – Modelo de negócio
Você tem um modelo de negócio? Se já tem, isso é ótimo. Mas, podemos ajudar na melhoria dele.
Caso você ainda não tenha um modelo de negócio é necessário criá-lo. Ele é essencial, porque dará forma para a sua empresa. Todas as ações do seu negócio são observadas e documentadas a partir do modelo.
De acordo com a definição do SEBRAE, de 2016, “o modelo de negócios é a forma como a empresa cria, entrega e captura valor”. Sendo assim, não existe uma “receita de bolo”, pelo contrário, o modelo dependerá da sua proposta de valor e das características da empresa.
É possível criar um modelo por meio do Canvas, principal ferramenta da área de criação de negócios, que ajudará a entender os principais aspectos da sua empresa e garantir o alinhamento deles para que você possa executar os serviços da melhor forma possível.

2- Produto Mínimo Viável
A metodologia de negócios do Produto Mínimo Viável permite que sejam feitos testes em protótipos de produtos antes de seu lançamento.
É necessário apresentar uma versão reduzida e simplificada do produto que se pretende ofertar. Inclusive, é importante ressaltar que ele precisa ter, no mínimo, todas as funções que o produto final terá para que as análises sejam confiáveis.
Para iniciar o seu negócio é necessário ter o Produto Mínimo Viável. Se você já tem é possível dimensionar o seu negócio e criar estratégias para obter melhores resultados.

3- Persona
A persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é construída com base em dados reais sobre o seu cliente.
Com a persona desenvolvida você vai conhecer o seu cliente, as características dele, onde ele busca informação, onde ele compra, como ele compra, de que forma ele compra e obter diversas outras informações.
Portanto, a persona funciona como um guia para o desenvolvimento das estratégias de conteúdo e marketing digital do seu negócio.

4 – A jornada de compra do cliente
O modelo da jornada de compra do cliente define os estágios pelos quais o seu cliente vai passar para chegar a decisão de comprar um serviço ou produto da sua empresa.
Os 4 estágios que o cliente passa para realizar a jornada de compra são: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.
No aprendizado, estágio inicial, o cliente ainda não sabe que tem um problema. Nessa etapa, não é indicado que o seu setor de vendas entre em contato direto com ele. Isso pode afastá-lo,
já que ele ainda não sabe o que precisa e não conhece a sua empresa.
No estágio do reconhecimento, o cliente já se aprofundou sobre o assunto e reconhece que tem um problema.
No próximo estágio que é o da consideração, o seu cliente já pesquisou algumas soluções e começou a considerá-las. Dessa forma, o setor de vendas poderão adotar estratégias mais fortes na abordagem com o cliente.
Na decisão, último estágio, o seu cliente já avaliou as opções que ele tem para resolver o problema dele e toma a decisão. É o momento da compra.

5 – Sucesso do cliente
De acordo com Lincoln Murphy, a definição de sucesso do cliente é relacionada aos resultados positivos que os seus clientes alcançam com os pontos de interação com a sua empresa.
Por isso, o atendimento que sua empresa presta para o cliente é essencial para ter sucesso em seu negócio.
Pesquisas mostram que conquistar um novo cliente custa 7 vezes mais do que fidelizar um cliente que já está em sua carteira. Dessa forma, é necessário entender que cada cliente é único e oferecer a personalização para atendê-lo é essencial.

6 – Mapeamento do processo comercial
O mapeamento do processo comercial é um passo a passo que mostra por onde o seu cliente passará desde que conhece e tem o primeiro contato com a sua empresa até a negociação, fechamento ou compra.
Ele é extremamente importante, porque todos os negócios da sua empresa devem passar por esse caminho.

7 – Modelagem do processo comercial
Para a realização da modelagem do processo comercial é essencial ter o escopo do processo que será modelado.
As tarefas simples que realizamos no dia a dia como a higiene pessoal e o caminho que fazemos até o trabalho são processos que fazem parte da nossa rotina.
No processo comercial não é diferente. É preciso que cada objetivo tenha o seu processo predefinido.

8- Produtos de comunicação
Para você ter sucesso com publicidade e mídia, o seu negócio terá que ter percorrido os sete passos anteriores citados neste post.
Portanto, a Publicidade e Propaganda, Branding, Trade Marketing, Marketing Digital, dentre outros produtos da comunicação, conseguirão cumprir seu papel enquanto ferramentas produzindo resultados.
